MULTISENSOR desenvolve solução para Monitorização de contaminação de querosene em água de nascente.
Por consequência de um acidente ferroviário foram derramados 10.000 litros de querosene perto da nascente, o que ameaçou a fonte de água.
Depois do derrame, a estação de tratamento de água, estava a executar 8 testes de laboratório por dia a um elevado custo.
Em junho de 2019, um comboio descarrilou e derramou 10.000 litros de querosene. A geografia da área torna muito difícil saber quando e se a contaminação iria atingir a nascente que alimenta um rio. A estação de tratamento de água local (ETA) depende desta fonte sendo a única alternativa é importar água de um país próximo a um custo de 1.500€/hora.
Era necessário manter a água segura para consumo e os custos sob controlo. Durante os primeiros meses, a ETA realizava testes a cada 3 horas com um custo de 2.400€ por dia.
A Multisensor instalou o Monitor de Óleo em Água MS1200 num dos dois pontos críticos.
Em março de 2020 o sistema foi testado pelo Laboratório Nacional num teste entre o GC-MS e a medição online com resultados extraordinários. Desde então o analisador faz uma medição a cada 15 minutos e os testes de laboratório diminuíram drasticamente, levando a uma enorme economia financeira, de tempo e esforço.